SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA
A Dependência Química é uma doença crônica e multifatorial, isso significa que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais. É importante que o indivíduo com dependência química procure ajuda com profissionais da saúde quando ocorrem situações nas quais a substância está influenciando negativamente a saúde física e/ou rotina, funções acadêmicas e/ou profissionais e as relações pessoais.
TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS
É uma doença que causa distúrbios leves a graves no pensamento e/ou comportamento, resultando em uma incapacidade de lidar com as demandas e rotinas comuns da vida. Alguns dos transtornos mais comuns são depressão, transtorno bipolar, demência, esquizofrenia e distúrbios de ansiedade.
A cocaína é um alcaloide derivado das folhas de coca (Erythroxylon coca), planta originária dos altiplanos andinos, com efeito estimulante no sistema nervoso central - o que pode causar efeitos como euforia e sensação de "poder" ao usuário. É uma das substâncias psicoativas mais utilizadas no mundo. A droga é encontrada em forma de pó (cloridrato de cocaína), pasta, merla e crack. Todos os tipos causam vício e são consumidos de formas diferentes.
Maconha é o nome popular da planta do gênero Cannabis, que apresenta três espécies: sativa, indica e ruderalis, além de um número incontável de variedades (strains) obtidas por cruzamento de espécies e variedades, levando alguns autores a classificá-la apenas como Cannabis sativa.
DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL
Determinadas características ou situações podem aumentar a probabilidade de surgimento e agravamento de problemas com o álcool. Essas situações são conhecidas como fatores de risco e proteção. No entanto, os fatores de risco não são necessariamente iguais a todos os indivíduos e podem variar conforme a personalidade, a fase do desenvolvimento e o ambiente em que estão inseridos.